☰ Menú

Governança corporativa

A companhia Empresas CMPC S.A. é regulamentada pela Lei 18.046 sobre Sociedades Anônimas e Mercado de Valores, e está sujeita à fiscalização da Superintendência de Valores e Seguros, no Chile.

A Companhia é gerenciada por uma Diretoria formada por nove membros, que são eleitos pela Assembleia de Acionistas e permanecem três anos no cargo. A Diretoria se reúne mensalmente para avaliar e decidir como será o desenvolvimento da empresa em termos sociais, ambientais e de finanças.

Os acionistas podem declarar seus pontos de vista sobre o andamento da sociedade nas assembleias ordinárias e extraordinárias convocadas oficialmente. Toda decisão tomada na reunião de Diretoria que possa afetar os interesses societários, bem como qualquer fato relevante, é comunicado à autoridade fiscalizadora, às bolsas de valores e ao público em geral.

As contas da CMPC são verificadas por auditores externos e recebem certificado dos mesmos; são aprovadas pela Diretoria e informadas à autoridade fiscalizadora e ao público em geral. A CMPC está sujeita à supervisão de diversas autoridades e organismos reguladores nos diferentes países em que opera.


Empresas CMPC – Código de Ética

Manual do Código de Ética

Modelo de prevenção

Modelo de Prevenção – Responsabilidade penal das Pessoas Jurídicas – Empresas CMPC – Manual de Prevenção Modelo de Prevenção Responsabilidade penal das pessoas jurídicas

Modelo de Prevención Responsabilidad penal de las Personas Jurídicas

Canal de denúncias

Para a CMPC, excelência em gestão compreende uma conduta íntegra, responsável e leal por parte de cada colaborador ao longo da cadeia de negócios. Estamos convencidos de que uma conduta ética favorece relações de confiança e credibilidade com o público que é importante para nós. Neste sentido, a ética faz parte fundamental da nossa estratégia de negócios, baseada na construção de relações comerciais sólidas e honestas, que contribuem para o crescimento da Companhia, de seus trabalhadores e da sociedade.

Com a finalidade de manter e proteger os mais altos padrões de ética e integridade nos negócios, foi desenvolvido um canal de denúncias, simples e seguro, que proporciona anonimato e confidencialidade para aqueles que saibam ou suspeitem de alguma atividade que possa implicar uma violação da legislação, dos Princípios ou Valores das Empresas CMPC, ou do Código de Conduta da companhia. Para maiores informações sobre o Canal de Denúncias, sugerimos consultar o link “termos e condições” abaixo, antes de realizar a denúncia.

Todo colaborador tem a responsabilidade e o compromisso de informar qualquer transgressão.

Este canal de denúncias não é um serviço de emergências: não utilize esta página para denunciar acontecimentos que representem uma ameaça imediata à vida ou à propriedade. Por requererem uma análise responsável, as denúncias apresentadas através deste serviço não recebem uma resposta instantânea.
Canal de denúncias

Canal de denúncias

Manual de livre concorrência

O Manual de Livre Concorrência da CMPC reúne parte dos princípios e valores que têm marcado o rumo da Companhia desde sua fundação. A livre concorrência é a essência da economia de mercado, considerando que ela favorece o desenvolvimento de mais e melhores produtos e serviços. Este guia tem por objetivo ser um manual de consulta para todos os colaboradores da Companhia, transformando-se em um auxílio permanente para enfrentar os desafios característicos dos nossos negócios.

Manual de livre concorrência

CMPC Políticas de Habitualidad

Manual de Manejo de Información

Manual Gobierno Corporativo